segunda-feira, outubro 20, 2008

Aprendam Com O Mestre...

Notícia do site Whiplash: Tony Iommi declarou em uma entrevista para a revista Guitar World  detalhes sobre a gravação do álbum clássico Paranoid e a melhor forma de tocar a faixa-título, veja:

Guitar World
: “Paranoid”, o álbum divisor de águas do Black Sabbath, é considerado por muitos o mais fino trabalho da banda.

Tony Iommi:
“Eu acho que a razão de ter uma gravação tão boa foi o longo tempo que
tivemos para trabalhar o material. Estávamos tocando sete sets de 45
minutos por dia em um velho e empoeirado clube na Suíça para um pequeno
grupo de pessoas. Este esquema de ensaio por seis semanas nos dava
ânimo. Também nos deu a oportunidade de experimentar mais, pois
tínhamos apenas musicas suficientes para um set e não sete. Nos deu a
chance de fazer muita coisa e rearranjar musicas já existentes”.

Guitar World: Como foi o processo de gravação deste disco?

Iommi:
“Nós gravamos em poucos dias em um pequeno estúdio, Regent Sound, na
Inglaterra, usando um gravador de oito pistas. Foi como gravar em uma
garagem. Colocamos um microfone na frente da cabine, e eu toquei a
faixa original com a banda, fizemos um 'overdub' e pronto. Pra nós foi
como se estivéssemos fazendo um show. Concluímos que alguns dias seriam
mais que suficientes para gravar e mixar todo o álbum".

Guitar World: O que te fez usar os amplificadores Laney?

Iommi:
“A razão é bem simples. Laney era de Birmingham, e eu também. Era uma
nova empresa que estava começando ao mesmo tempo que nós, em 1968.
Foram muito úteis para nós, fizemos um trabalho em conjunto. Nós deram
toda amplificação que precisávamos.”

Guitar World: Você tocou uma Stratocaster no primeiro álbum do Sabbath, mas mudou para Gibson SG no “Paranoid”.

Iommi:
“Isso aconteceu porque minha Strat quebrou enquanto ainda estávamos
gravando o primeiro álbum. O captador quebrou, e naquela época não
tinha peças de reposição. Minha SG era a segunda guitarra. Estava
sempre por perto, e eu nunca tinha realmente tocado com ela. E de
repente tive que me habituar a utilizá-la. Desde então só uso ela”.

Guitar World: Pode nos ensinar como tocar o riff de abertura da “Paranoid”?

Iommi:
"Claro. Vejo muitos guitarristas tocar este riff na sétima casa, mas
não é como faço. Eu toco na décima segunda casa. Isto porque o acorde
nesta posição soa bem mais sombrio que o tocado na sétima casa".

Aprenderam? Bem, eu costumo arranhar violão e todas as vezes que tentei tirar a introdução foi sempre respeitando a tablatura original, na 12ª casa. E vocês, tiram a música na sétima ou na décima segunda?


Prestem atenção nessa foto: os dedos da mão direita do Tony estão na 12ª casa,  exatamente o que ele estava falando na entrevista. 

Nenhum comentário: