sábado, setembro 08, 2007

Gene Simmons mentendo pau no download de músicas e álbuns pela net

Notícia do site Whiplash: segue abaixo a entrevista que Gene Simmons do KI$$ deu no show de Dave Navarro na internet, Spread Entertainment no dia 23/08:

Dave Navarro: Agora estamos conversando sobre a indústria da música e o status das coisas no momento, vocês (KISS) foram obviamente pioneiros no mundo do Rock, têm milhões de fãs ao redor do mundo, vocês acham que a situação da indústria mudou?

Gene Simmons: "Mudou, com certeza. O que mudou foi a indústria ao redor. Ainda é basicamente a mesma coisa - você tem pessoas que têm o que dizer. Se você é um rapper e faz isso com letras - porque não tem diferença entre 'Wild thing, you make my heart sing' (N.: coisa selvagem, você faz meu coração cantar - extraída da música "Wild thing" dos Troggs, que também era tocada ao vivo por Jimi Hendrix) - que é falada da mesma forma que um rapper faz. É uma mensagem diferente escrita por uma pessoa diferente para um público diferente. O que mudou é que não há indústria. Nós deixamos que a raposa entrasse no galinheiro e depois ficamos chocados que não sobraram mais ovos nem galinhas. Esses nerds de faculdade que acharam que mereciam baixar material sem pagar nada a ninguém arruinaram tudo para todos. Se você olha ao redor hoje em dia e não há indústria do disco, foi por causa desses caras, os mesmos que o METALLICA processou, nós vamos processá-los agora, nós vamos enfiá-los descarga abaixo. Qualquer um que ache que deva ter acesso a algo que me pertença merece entrar em guerra comigo. Esses caras arruinaram tudo para todos".

DN: E mesmo que você concorde com todo o esquema do iTunes, em que as pessoas podem pagar e baixar as músicas, ainda há muita gente fazendo downloads.

GS: "Tarde demais..."

DN: Eles fazem download de uma música porque não compram mais álbuns.

GS: "É tarde demais porque a indústria da música está morrendo pra encontrar um modo de sobreviver. Acabou, realmente acabou. Menos e menos bandas conseguem ganhar dinheiro fazendo músicas e têm que voltar para o jeito antigo, que é cair na estrada e tocar ao vivo".

DN: É aqui que eu noto que muitas bandas, minha última banda, pessoas próximas, não estão vendendo discos, porque não há um retorno imediato em vendas, não há um single de sucesso - e as companhias não liberam verba para financiar uma turnê.

GS: "Sim, mas quem foi que inventou que uma companhia tem que dar suporte a uma banda? Que tipo de lunático imagina isso? Imagine-se em um negócio em que você tem que dar dinheiro adiantado a uma banda. As companhias de disco foram os melhores amigos que você e eu já tivemos. Eles te dão um grande adiantamento e você nunca tem que devolver a grana. Se você perde a grana e tem prejuízo, nunca vai ter que devolver o dinheiro. Eles vão recuperar o dinheiro através da venda de discos e daí te pagarão royalties. Esse é o melhor amigo que você já teve. Daí eles têm que manufaturar o CD, promovê-lo, fazer propaganda e AINDA têm que colocá-lo em turnê e te pagarão para isso. Eles não vão participar do seu licenciamento, da sua venda de merchandising ou das entradas dos shows..."

DN: Hoje em dia eles têm um pedaço disso também - os novos contratos incluem merchandising...

GS: "Mas eles estão pagando para você. Porque você sabe o motivo pelo qual eles estão fazendo isso? Porque eles não estão mais ganhando dinheiro com discos. É fato consumado - a indústria do disco está morta".

Olha, eu acho que de um lado ele está certo, mas por outro, para uma banda que fatura milhõõõõõõõões em merchandising, será que o rombo no caixa deles é tão grande assim??? Eles podem estar entrando no mesmo vício do Metallica, que acabou com o Napster mas não com a troca de arquivos pela net, é um assunto muito longo a ser discutido. O que vocês acham?


Essa foi a cara do Gene ao descobrir que o Napster tinha criado outros filhos, como o Kazaa, o Morpheus, o EMule, o BitTorrent, etc...

Nenhum comentário: